Glossário da Solda
Reunimos os termos que os soldadores mais falam e os seus significados. Eaí, será que você conhece todos?
A
- Alma: É o núcleo metálico de um eletrodo revestido;
- Alicate porta-eletrodo: Ferramenta utilizada para prender o eletrodo enquanto conduz corrente elétrica na soldagem;
- Alívio de tensões: Aquecimento uniforme e controlado de um aço soldado;
- Amanteigamento: Soldagem sem o objetivo de unir partes. O amanteigamento tem como objetivo ajustar e/ou corrigir as dimensões de um chanfro.
- Amperagem: definição da intensidade de uma corrente elétrica em amperes;
- Antisstick: tecnologia incorporada às máquinas de soldagem MMA, que permite ao soldador retirar facilmente o eletrodo “grudado” no metal que está sendo soldado;
- Arc Force: Tecnologia das máquinas de solda MMA, que percebe que o eletrodo pode grudar na peça e inicia automaticamente um aumento da corrente de soldagem, evitando perdas;
- Arco elétrico: Feixe elétrico responsável por transferir calor entre o metal de adição e a peça que está sendo soldada.
B
- Bitola: Nomenclatura de medida que geralmente é associada ao diâmetro interno ou externo de determinados materiais. Alguns itens da linha de solda que são classificados por sua bitola são eletrodos e arames.
- Brasagem: Processo de união de materiais no qual somente o metal de adição é fundido.
C
- Cordão de solda: É um processo a arco elétrico produzido entre um eletrodo revestido e a peça a ser soldada. Assim, o eletrodo é consumido à medida que vai se formando o cordão de solda, cuja proteção contra contaminações do ar atmosférico é feita por atmosfera gasosa e escória, proveniente da fusão do seu revestimento;
- Consumível: Consumíveis são produtos utilizados no processo e soldagem e que tem sua vida útil relacionada à sua utilização. Ou seja, quanto mais se usa um consumível, menor será sua vida útil. Alguns exemplos de consumíveis: Eletrodos, arames MIG, Varetas TIG, bicos e acessórios para tochas de máquinas de solda.
D
- Display Digital: geralmente localizado no painel frontal de uma máquina de soldagem, o Display é um painel eletrônico onde o operador consegue visualizar a amperagem usada no processo.
E
- Eletrodo revestido: Eletrodo metálico consumível revestido por um composto de matérias orgânicas ou minerais. O eletrodo tem formato de vareta e basicamente é derretido em peças metálicas compatíveis com a sua composição.
- Eletrodo de tungstênio: Eletrodo metálico feito principalmente de tungstênio e não consumível, normalmente usado em soldagem TIG.
- Escória: Resíduo não metálico resultante da soldagem sem gases protetivos. A escória é retirada utilizando-se um martelo picador.
G
- Gás ativo: Gás de proteção que faz a proteção da soldagem e também atua metalurgicamente na fusão.
- Gás de apoio: É o gás de proteção utilizado, principalmente, para proporcionar uma atmosfera protetora e que é empregado nas soldas MIG/ MAG .
- Gás de proteção: Gás utilizado para prevenir contaminação por impurezas que estejam na atmosfera do ambiente ou que possam ser levadas pelo ar até a peça que está sendo soldada; Pode ser de ativo ou inerte dependendo das suas propriedades químicas.
- Gás inerte: é o gás de proteção que não reage quimicamente com os materiais chamados de metal de base ou metal de adição em fusão;
- Goivagem: Processo empregado para remoção de metais indesejados por meio do aquecimento do local, fazendo com que o metal fundido seja expelido;
H
- Hot Start: sistema existente em algumas máquinas de soldagem MMA (eletrodo) que proporciona automaticamente, durante 0,5 segundos, um aumento da voltagem durante a abertura do arco, fazendo com que ele abra com o mínimo de respingos e ajudando a evitar “sticking” (“eletrodo grudado no material a ser soldado”);
I
- Indutor: não encontramos uma definição objetiva (isso é um componente eletrônico de máquinas de solda e acho importante não entrarmos nesse mérito de componentes já que existem tantos outros componentes internos que deveriam ser citados)
- Inversora de solda: Máquinas de soldagem que sucederam os antigos transformadores de soldagem. Caracterizam-se por ser portáteis, leves, de fácil manuseio e por apresentarem baixo consumo de energia.
J
- Junta de ângulo: Em uma seção transversal, os componentes da solda se apresentam na forma de um ângulo, que pode ser em quina, “L”, “T” e em junta de ângulo em ângulo;
M
- Maçarico: Dispositivo que usa gases combustíveis e comburentes para promover a queima constante de uma chama.. Existem maçaricos para soldagem, para corte e para aquecimento. Por ser empunhado em alguns casos entre os dedos do operador também é conhecido como caneta de corte/solda.
- MAG/MIG: Processo de soldagem que emprega gases reativos no processo. É o processo de soldagem
- Máscara de solda: Equipamento de Proteção Individual (EPI) que tem como objetivo proteger os olhos de raios UV emitidos pela abertura do arco elétrico de solda e, também o rosto do soldador contra impactos provocados por partículas que possam se desprender durante a execução do trabalho;
- Metal de base: Liga ou metal que será soldado, cortado ou “brasado”;
- MIG: MIG é o processo que utiliza gás totalmente inerte, como o argônio;
O
- Operador de soldagem: Profissional que opera um equipamento de solda, seja ele automático, mecanizado ou robotizado. Popularmente conhecido como Soldador.
R
- Revestimento: É a aplicação de um material de revestimento superficial e tem como objetivo melhorar a resistência à corrosão ou ao calor;
S
- Soldador: Profissional que executa o processo de soldagem;
- Soldagem: Processo de união produzido a partir da aderência de materiais por meio do aquecimento da temperatura;
T
- TIG: Processo de soldagem a arco elétrico que utiliza um eletrodo não consumível de tungstênio em uma peça de fusão com proteção gasosa.
Z
- Zona afetada pelo calor (ZAC): É a porção de metal de base cujas propriedades mecânicas ou a microestrutura tenha sido alterada pelo calor de proveniente do processo de soldagem, de brasagem, de solda branda ou de corte térmico;
- Zona do metal de base (ZMB): É a porção de metal de base que está próxima ou junta a uma solda, brasagem, solda branda ou corte térmico e que não foi afetado pela soldagem;
- Zona do metal de solda (ZMS): É a porção da área de solda composta pelo metal de solda nela depositado.
Você conhece mais algum termo que é usado com frequência entre soldadores? Compartilhe conosco!
Posts relacionados
Áreas de atuação para soldadores
A soldagem pode ser feita em qualquer lugar. Seja no espaço, na atmosfera ou no oceano, a profissão de soldador cresce e o processo de soldar continua atual.
Como escolher a máscara de solda ideal para o meu trabalho?
Você precisa considerar que a máscara ideal para você além de ajudar a melhorar sua produtividade e a qualidade de solda, também precisa proporcionar conforto e segurança durante o trabalho. Separamos algumas dicas para te ajudar a escolher a máscara ideal.