Áreas de atuação para soldadores

solda soldadores


Você sabia?


A soldagem pode ser feita em qualquer lugar. Seja no espaço, na atmosfera ou no oceano, a profissão de soldador cresce e o processo de soldar continua atual. O mercado de trabalho para o soldador vai muito além da soldagem de estruturas metálicas, a demanda por profissionais qualificados para atuar nas indústrias como a de automóveis, construção naval e mineração cresce a cada dia.

O profissional de solda com experiência e qualificação adequada pode fazer carreira e ter excelentes rendimentos nas indústrias petrolífera, naval, automobilística, construção civil, estruturas metálicas, serralherias, etc. Além disso, o profissional pode trabalhar como autônomo.

Decoração

Um dos segmentos que vem absorvendo profissionais de solda é o da decoração. Isso mesmo, você não leu errado!. Arquitetos e decoradores vem trabalhando em conjunto com soldadores para atender uma demanda crescente que é a decoração no estilo industrial. 


Industria Naval

A indústria de construção naval tem grande demanda por profissionais de solda qualificados, considerando a complexidade para execução das suas atividades que envolvem soldagem de diferentes tipos de materiais, com processos complexos para aguentar o desgaste provocado pelo ambiente salino. 

Uma característica deste segmento são os programas de aprendizado oferecidos para soldadores se qualificarem para atender aos requisitos e demandas das industrias. 



Construção civil

Na construção civil existem muitas opções para atuação do profissional de solda, como a solda de estruturas metálicas, emendas de vigas, pré-moldados, desenvolvimento de elos de ligação entre pilares e viga, na construção de pontes e viadutos, por exemplo. Como normalmente existe a necessidade de soldagem in loco, é comum se fazer uso de equipamentos portáteis de solda. 



Indústrias Metalúrgicas

Nas indústrias metalúrgicas geralmente o soldador atua na construção e manutenção de estruturas metálicas. aplicação da soldagem na indústria, vamos falar um pouco do que se trata a processos de soldagem por fusão, os mais utilizados na fabricação e construção pesada. Os processos por fusão se classificam em subgrupos:


•    Eletro-escória

•    Arco submerso

•    Eletrodos revestidos

•    Arame tubular

•    MIG/ MAG

•    Plasma

•    TIG

•    Feixe eletrônico

•    Laser

•    Gás



Industrias Petrolíferas

Nesse segmento o profissional de solda poderá atuar nas plataformas de petróleo e refinarias na fabricação, montagem e manutenção de dutos. 

Para atuar na indústria petrolífera, alguns cursos e certificações relacionados a saúde e a segurança no trabalho são obrigatórios.



Você sabia?

De acordo com Bureau of Labor Statistics (2019), o salário médio para soldadores subaquáticos nos Estados Unidos é de US $ 50.470.

A indústria de soldagem tem muitas oportunidades para profissionais qualificados, além disso existem oportunidades de aprendizado em diversos processos que envolvem a solda. 





Pesquisa
Siga-nos nas redes sociais